segunda-feira, 30 de junho de 2008

SENTIDO INVERSO


Nos próximos dias a cidade de Curaçá estará vivendo mais um momento de festividade relacionado a sua cultura, é a 49° festas dos Vaqueiros. O homem forte do campo que lida diariamente com a situação da seca, enfrentando o sol forte, o calor intenso durante quase todo o ano no nosso sertão, tem o seu espaço de celebração, nesta cidade, sempre no primeiro final de semana de Julho, neste ano nos dias 04-5 e 6.



Cabra forte e destemido, de tudo sabe lidar,no aspecto da seca, que durante maior parte do tempo traz sofrimento, angústia, de ver os animais morrerem de fome e sede, e ao menos tempo acarreta determinação, coragem e valentia entre os paus secos que cortam a caatinga.



Mas, o que era pra ser uma tradição, em torno do popular, acabou virando um feitiche pra o lucro. Hoje a tão esperada festa, porque os moradores sonham com a sua chegada durante todo o ano, é vinculada pelo lucro ou melhor, para o lucro! E o personagem principal, apenas serve como uma capa para não deixar o rastro capitalista no meio da jogada.O vaqueiro virou celebridade apenas nos cartazes de anúncio, e o seu verdadeiro valor, como trabalhador corajoso deixou-se levar por mãos de terceiros. A festa é do "vaqueiro", porém por questão financeira , muitos ficam de fora vendo os visitantes e a população participar do evento, pois o seu bolso não garante a sua participação em 3 dias de forró!



Ao dançar o tão magnífico forró, não se pensa no "dono da festa", naquele que vive e que na teoria causa o evento. Assim o sentido inverteu. Como este ano é eleitoral, com certeza muitos aparecerão com inovações frenéticas, com anúncios aos "meus queridos vaqueiros" quem sabe uma revolução!Porém o povo deve limpar o olhar e buscar saídas, para que o sentido inverta novamente, e o vaqueiro passe a não ser mais o símbolo da festa, porém o protagonista!

Um comentário:

Pod papo - Pod música disse...

Oi...eu estava passeando aqui pelo seu blog e resolvi deixar um comentário só para marcar presença mesmo rs...
gostei do blog!