Durante a Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI), realizada em Juazeiro, de 15 a 18 de julho, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) um espaço chamou bastante atenção: o stand reservado à agricultura familiar. Em um local onde as grandes negociações são tidas como prioridade, a presença de pequenos produtores com suas cooperativas mostra, que mesmo em ambientes de grandes negócios, há espaço para todos.
A agricultura familiar é uma prática de pequena produção, costumeiramente voltada para a subsistência. Porém, essa modalidade vem ganhando visibilidade nos grandes eventos comercias. A participação na FENAGRI é uma prova dessa nova realidade.
Segundo Gilcélio de Souza, presidente de uma cooperativa de mel em Irecê-BA, faltava atenção dos governantes para agricultura familiar. “Antes tinha muita dificuldade, o poder público não olhava muito para essa questão”, afirma o produtor, que hoje reconhece a importância da agricultura sustentável em um espaço como a FENAGRI. “Já participei de outras feiras e essa foi a mais importante”, disse.
O Secretário de Agricultura, Desenvolvimento rural e Meio ambiente da cidade de Juazeiro, Jaírton Fraga, defendeu a participação dos pequenos produtores na feira. “Eu acho que esse espaço, cada vez mais, tem que ser reafirmado como campo da agricultura familiar irrigada e de sequeiro, para articular os mercados tanto interno quanto externo”, declarou o Secretário.
O Prefei
Por: Emerson Rocha (T) e (F)
Laércio Lucas (T)
Nenhum comentário:
Postar um comentário