terça-feira, 9 de dezembro de 2008

S.O.S: Ajudem os times cariocas


Um assunto, sem dúvidas, irá dominar as rodas de discussão entre os apaixonados por futebol até o fim do ano: a queda do Vasco da Gama para segunda divisão. Mas esse texto não se propõe a ser mais um espaço para o desenrolar desse tema. O que pretendo é falar sobre o “assistencialismo” que tanto a mídia quanto o Estado brasileiro disponibilizam para os clubes de futebol do Rio de Janeiro.

Como se não bastasse a grande torcida da Rede Globo, o maior veículo de comunicação do país, pela permanência do Vasco na elite do futebol nacional, deixando de dar a mesma importância aos demais times que corriam o mesmo risco, agora vejo que há o interesse de uma grande empresa ESTATAL em firmar parceria com o clube Cruzmaltino. Agora como cidadão brasileiro, não consigo entender o que a ELETROBRÁS ganhará com essa parceria. Porque, segundo o que está sendo veiculado na mídia, o Vasco receberá cerca de 19,5 milhões por ano durante três temporadas, ou seja, um total de 58,5 milhões em três anos.

Vale salientar que todo esse dinheiro que será “investido”, se tratando de uma empresa pública, sairá do nosso bolso. Se o objetivo dessa ação é promover uma maior publicidade da empresa ou um incentivo ao futebol, por que não foi feita com um time do Nordeste? No ano passado, a maior média de público pertenceu a um time dessa região, o E. C. Bahia, com cerca de 40 mil torcedores por jogo. Isso geraria uma grande publicidade, não acham?

Sei que alguns poderão pensar que esse é um texto de um nordestino com inveja do grande negócio que o Vasco está prestes a fazer, mas não é. Esse é um texto de um brasileiro, amante do futebol, que se vê indignado com o total assistencialismo que é dado a minoria dos clubes do país; ou melhor, aos times do Rio de Janeiro.

Um comentário:

David Sampaio disse...

Esse3 crítica é bem sensata, mas isso sempre acontecerá.

Tudo é questão de audiência.
Se o Vasco cai, a globo perde ibope.

Se o Flamengo vai pra Libertadores, por exemplo, a glogo ganha com isso.

Essa torcida dos veículos de comunicação pelos grande clubes brasileiros, principalmente Rio e Saão Paulo, sempre existirá.

http://arvoreando.blogspot.com/