sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

Esse foi um ano de intensos acontecimentos, tivemos olimpíadas, eleições, casos que chocaram o país, “craques” de futebol repatriados, em fim, em 2008 tivemos de tudo. Fomos da gloria olímpica ao pavor da grande crise econômica, até a nação mais importante do mundo viveu um ano inesquecível, esses 365 dias, de fato, entrarão para história.

Na política tivemos um ano intenso: aqui no Brasil fomos às unas eleger os nossos prefeitos e vereadores, vimos à consolidação do nome do presidente Lula como um grande líder nacional, após o recorde de aprovação popular bater os 73% de aprovação algo nunca visto no país. Nos Estados Unidos a história foi feita ao alcance dos nossos olhos, pela primeira vez um negro irá presidir a principal potência do mundo, o Democrata Obama foi eleito com a maioria do voto popular e do colegiado. Já em Cuba, após 49 anos de poder o Presidente Fidel Castro, por motivos de saúde, renunciou deixando a presidência para seu irmão Raul Castro.

Na América do sul o ano foi marcado pela tensão entre os vizinhos Colômbia e Equador, onde os equatorianos acusam os colombianos de terem invadido o seu território em ataque que matou o número dois da FARC. A Venezuela tomou partido do Equador e por pouco não tivemos um conflito no continente. Outro fato importante foi a libertação das reféns da FARC, Clara Rojas e Ingrid Bitencout, mantidas em cárcere por mais de seis anos.

Esse foi o ano do esporte. As Olimpíadas de Pequim mostraram o nascimento de um monstro olímpico, nas piscinas, o americano Michael Pelphs tornou-se o maior medalhista de ouro na história dos jogos, conquistando seis medalhas douradas. Das piscinas chinesas o Brasil também ganhou um novo ídolo, pela primeira vez um brasileiro subiu no lugar mais alto do pódio na natação e o autor do grande feito foi César Cielo, vencedor dos 50m. Mas em Pequim os jogos foram das mulheres, elas conseguiram ótimos resultados e medalhas para o Brasil, tanto nos esportes coletivos quanto nos individuais, fato até então inédito.

No futebol brasileiro a torcida teve um ano de briga com o comandante da Seleção canarinho, com pedidos de “Adeus Dunga!” o Brasil não conseguiu embalar jogando em território nacional. O São Paulo conquistou o hexacampeonato brasileiro, em um campeonato decidido na última rodada. O Corinthians,além de voltar a série A,ainda trouxe de volta,aos gramados brasileiros,o atacante Ronaldo “Fenômeno” que defenderá o clube na temporada de 2009. O futebol nordestino também marcou presença nesse ano com o título da Copa do Brasil pelo Sport Clube do Recife. Mas o ano não foi bom para os clubes cariocas: o Fluminense, após chegar à final da Libertados da América, perdeu o título para LDU num Maracanã lotado; O Flamengo nadou,nadou, nadou e morreu na praia no brasileirão, porém ninguém sofreu mais do que os vascaínos que viram o time cair para segunda divisão.

Na Fómula1 esse foi o ano deHamilton, o inglês foi campeão na última curva do último circuito da temporada.

Infelizmente, 2008 também será lembrado pelos fatos policiais, fomos do “caso Isabela”, onde a menina de cinco anos foi atirada pela janela do apartamento onde passava o fim de semana com o pai e a madrasta, ao “caso Eloá”, no qual a adolescente foi mantida refém juntamente com sua melhor amiga pelo ex- namorado, infelizmente a jovem perdeu a vida após mais de 100 horas de seqüestro, dois crimes que sensibilizaram o brasileiro,outro fato violento aconteceu no Rio de Janeiro, onde uma criança foi morta após ter tido o carro onde se encontrava metralhado por Policiais militares.

Para economia 2008 deve ser esquecido. A crise financeira, que começou nos Estados Unidos, tomou todo o mundo gerando um grande caos financeiro por onde passava; o capitalismo foi posto à prova.

O Brasil chorou com as vítimas das enchentes em santa Catarina, porém, atragédia serviu paa mostrar o quanto o brasileiro é unido e sensível a dor alheia.

Tivemos de tudo em 2008 e, com certeza, ele deixará saudades. Agora, até 2009!

10 comentários:

MF. disse...

e que venha 2009, com tudo de bom que um ano merece ter!

Anônimo disse...

Ei eu tenho um surpresa bemlegal pra vc no meu blog.

Feliz 2009!!!

Beijos!!!

Eterno Viajante disse...

Amigo,blog interessante,pois é bastante imformáticvo.

tenha uma boa noite.

ETERNO VIAJANTE.

Unknown disse...

2009 pode vir com tudo

ta afim de parceria?

Nome : Marcelo Carvalho. disse...

Adeus ano velho, feliz ano novo

foi realmente um ano fantástico.

Daniela Souza disse...

2008 foi O ano. Com coisas ruins e coisas boas. Então que venha logo 2009 e que seja um ano abençoado pra todos!
Beijooo

www.secrets-specials.blogspot.com

Pádua disse...

Tchau 2008!

Unknown disse...

belíssimo blog ;] só fico triste por esse ano ter sido marcado por tantas tragédias... foi recorde? isso eu nao quero lembrar... ;]

abraços, feliz 2009 com muita paz, felicidade e realizações p ti e p tua família. Parabens pelo blog

Namastê!

Unknown disse...

OLÁ, VIM PARABENIZAR-LHE PELO BLOG E COMUNICAR-LHE QUE SEU BLOG FICOU ENTRE OS 10 MELHORES BLOGS, VOTADO POR MIM, COM SUA POSTAGEM "RETROSPECTIVA 2008".

PARA CONFERIR, ACESSE: http://djonianfilho.blogspot.com

FELIZ 2009, COM MUITA PAZ, FELICIDADE E PROSPERIDADE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

NAMASTÊ!

Anônimo disse...

Oi amigo, passe no meu blog tem uma surpresa para vc.

Beijos!!!